Pesquise nesse blog:

A EFICIENTE DEFICIÊNCIA - STAN LEE

Uma matéria sobre deficiência, muito interessante que li no site desse professor (Marco Antonio Aguiar Santos), achei interessante o jeito que ele escreveu definindo sobre deficiência, ainda mais eu, na condição de deficiente físico sei como é ser ''diferente'' em um mundo aonde a maioria é dita ''normal''.
Hoje dia 11 é dia nacional do deficiente físico. Leiam a matéria ;]

''Durante a minha infância eu curtia na TV Tupi, no Clube do Capitão Aza (de Azambuja!) uma série de desenhos patrocinada inicialmente pela Shell (Super heróis Shell) e depois apenas no Capitão Aza como Clube Marvel de Super-Heróis. Na época era Hulk, Namor, Capitão América, Thor e o Homem de Ferro. Depois vieram outros como o Homem Aranha (Pedro Prado, por que o Jânio Quadros não queria angliscismos do Peter Park), Super Robin Hood e mais recentemente os fabulosos X-Men. Tá, e o que a Deficiência está neste comentário?
Veja bem, todos eles foram criados por Stanley Martin Lieber, denominado Stan Lee, um gênio impar que viu uma coisa interessante nos super-heróis tradicionais que eram sempre inexpugnáveis e cheios de virtudes. Lee deu aos seus heróis algo além da super força ou super habilidades. Todos os seus heróis tem defeitos, deficiências e vícios. A maior superação destes heróis não está no poder voar, quebrar muros ou desaparecer. Cada um deles tem um problema como eu ou o prezado leitor ou prezada leitora. Vejamos por exemplo o Demolidor (Dare Devil - diabo atrevido que por razões religiosas...) ele era cego. Mas conseguia transcender sua limitação natural, os X-Men são super-heróis desprezados pelo medo e preconceito. O Homem de Ferro usa um equipamento para manter seu coração fragmentado, mas ele é mulherengo e pé-de-cana, o Hulk tem anomalias quando submetido a Stress. Thor é um Deus mas em conflito com o amor de uma mulher mortal e sua carreira na Terra como Médico, o Homem Aranha é um cara duro, mal amado e trabalha para quem o persegue e claro sem contar o remorso pela morte de quem lhe criou.
Stan Lee criou os personagens não para ficar rico ou ser famoso. Ele preocupou em mostrar que ninguém é tão eficiente assim. Mesmo um halterofilista que levante 200 quilos não tem força suficiente para carregar um caminhão com muitos sacos de cimento. Ele vai pegar o primeiro, o segundo e na metade do serviço ficará exausto, pois ele não tem resistência para uma determinada tarefa. Ele não poderia correr uma maratona sem ter um infarto no caminho pois sua musculatura não foi feita pra isso. O eficiente tem deficiências. (No caso eu estou exemplificando a partir de um bate-papo com um professor fisiculturista que conheci esta semana).
Um cego tem suas habilidades, um cadeirante tem suas habilidades, um surdo e mudo idem. Cada pessoa possui não deficiências e sim habilidades como Stan Lee mostra de uma forma lírica e exagerada, mas com a preocupação de mostrar que todo forte é fraco e todo fraco é forte.
Pensamento do Marco: "Seu ponto fraco é o seu ponto forte! Apenas descubra-se!"

Nenhum comentário:

Visitantes