Pesquise nesse blog:

Sir Arthur Conan Doyle - O ''pai'' de Sherlock Holmes

Hoje é aniversário do escritor e médico Sir Arthur Conan Doyle, que ficou mundialmente conhecido por ter sido o criador de 60 histórias do detetive mais famoso do mundo Sherlock Holmes.
Arthur nasceu no dia 22 de maio de 1859 em Edimburgo e faleceu 7 de julho de 1930, Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.
Em 1882, ele se juntou ao seu antigo colega de classe George Budd para formar uma parceria em uma prática médica em Plymouth, mas a relação entre eles provou ser difícil, e, logo, Conan Doyle passou a fazer suas práticas médicas independentemente. Chegando a Portsmouth em junho daquele ano com menos de £10, ele começou a atender na 1 Bush Villas em Elm Grove, Southsea. Os negócios não tiveram muito sucesso; enquanto aguardava por pacientes, ele voltou a escrever suas histórias. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho, publicada no Beeton’s Christmas Annual de 1887, e que foi a primeira vez em que Sherlock Holmes apareceu. Holmes era parcialmente baseado em seu professor de sua época na universidade, Joseph Bell, a quem Conan Doyle escreveu: "É mais do que certo que é a você a quem eu devo Sherlock Holmes… Com base no centro de dedução, na interferência e na observação que ouvi você inculcar, tentei construir um homem.". As futuras histórias a apresentar Sherlock Holmes foram publicadas na inglesa Strand Magazine. O que é interessante é que, mesmo na distante Samoa, Robert Louis Stevenson foi capaz de reconhecer a forte similaridade entre Joseph Bell e Sherlock Holmes. "Meus parabéns às geniais e interessantes aventuras de Sherlock Holmes… Seria este meu velho amigo Joe Bell?". Outros autores ocasionalmente sugerem influências adicionais, como o famoso personagem de Edgar Allan Poe, C. Auguste Dupin.

Outra obra muito conhecida do escritor é O Mundo Perdido, publicado em 1912, o seu enredo inspirou inúmeros filmes, entre os quais destaca-se uma versão, na década de 1960, produzida por Irwin Allen.
Inspirou ainda uma série de TV produzida na Grã-Bretanha, que foi exibida durante três temporadas, de 1 de abril de 1999 a 1 de maio de 2002, num total de 66 episódios (além do piloto) com duração aproximada de 60 minutos cada, com o mesmo nome, "The Lost World".
No Brasil era apresentado na rede Bandeirante a long time ago.
Conan Doyle foi encontrado apertando seu peito nos corredores da Windlesham, a sua casa em Crowborough, East Sussex, no dia 7 de julho de 1930. Ele morreu de ataque cardíaco aos 71 anos. Suas últimas palavras foram a sua esposa: "Você é maravilhosa.".
Undershaw, a casa que Conan Doyle havia construído nas redondezas de Hindhead, ao Sul de Londres, e onde ele viveu por aproximadamente uma década, virou um hotel e restaurante entre 1924 e 2004. A casa foi, então, adquirida por um desenvolvedor, e foi mantida vazia desde então enquanto conservacionistas e fãs do autor lutam para preservá-la.
Há uma estátua em honra a Conan Doyle em Crowborough Cross, Crowborough, onde Conan Doyle viveu por 23 anos. Também há uma estátua de Sherlock Holmes em Picardy Place, Edimburgo, Escócia, próximo à casa onde Conan Doyle nasceu.
Deixo com vocês agora algumas referências baseadas nas grandes obras deste grande escritor, divirtam-se crianças.





Uma das obras primas é esta adaptação baseado no clássico romance ''O mundo Perdido''. Ninguém em Londres, acredita que o Professor Challenger diz - que existe um lugar onde os dinossauros ainda vagam pela terra. Para provar que está certo, ele comanda uma expedição e partem para uma parte inexplorada da Amazônia, onde eles de fato, encontram dinossauros. O grupo decide, então capturar um brontossauro e trazê-lo de volta para Londres
Vejam aqui este clássico do cinema mudo na integra, sensacional obra de arte cinematográfica.



5 comentários:

@Thunderbird disse...

Caramba 60 livros, não sabia dessa

David (zod) disse...

sOU FÃNBOY DO CARA

Jiuliane Amador disse...

Happy Birthday ...

Jiuliane Amador disse...

O Mundo Perdido, demorei pra terminar mas adorei.

Mario Belzonti disse...

Gostei do bigode dele.

Visitantes