Pesquise nesse blog:

Revolução dos bichos - George Orwel

Confesso que não sou fã de leitura, prefiro os filmes, contudo este livro que li na faculdade vale a pena ser citado aqui.
A história se passa na fazenda Granja do Solar, onde os animais insatisfeitos com a forma que são tratados resolvem tomar o poder da granja e instaurar um governo dos animais feito para os animais - isso me lembra alguma coisa, política talvez? "Do povo e para o povo", vamos voltar ao livro.

Após expulsarem o dono da fazenda, se faz necessário uma organização em sociedade, para que não morrão de fome, afinal não há mais que lhes traga a ração. Os porcos tomam a frente com idéias e discursos inflamados.

O tempo vai passando e as hierarquias vão aparecendo, 2 porcos se distacam (Napoleão e Bola de Neve) por suas idéias, 1 sempre contrário ao outro.

Napoleão com mais eloquencia concegue manipular os demais bichos e expulsa Bola de Neve da fazenda.

O que era democrático passa a ser ditatorial. Os ideais da revolução vão se apagando com o tempo ou sendo modificados e moldados como melhor convêm aos governantes. Os animais mais velhos começam a sentir falta de como era antes, os mais novos não conhecem outra forma de vida.

Com Napoleão no poder os animais trabalham mais e comem menos, descaçam menos.

Os porcos assumem a casa antes habitada pelo dono da fazenda, já não vivem mais no seleiro com os animais, passam a usar roupas e andar sobre 2 patas.


O livro vai narrando a relação de poder e ambição.

Não sei exatamente o ano, se em 2000 ou 2001, foi escrito um novo livro que conta a versão do exilado Bola de Neve, não tive a oportunidade de ler ou conversar com alguém que tenha lido.

Mas essa é minha dica, nesses tempos atuais, vale a pena fazer uma reflexão de como lidamos com o poder quando ele é imposto para nós e como agiriamos se estivessemos do outro lado.



2 comentários:

saulo testa disse...

O livro é baseado na história da revolução russa, com o Old Major representado Lênin, Snowball representando Leon Trotski e Napoleon a Joseph Stalin.

É a caracterização mais exata de como se deu o processo revolucionário na rússia, comandado pelo partido comunista e como uma pequena fatia do partido que não possuía consciência de classe e só pensava no poder conseguiu sucumbir com uma forma justa e igualitária de governo.

Fica a dica pro livro e pro filme!!!


ps: JEFFÃO GATINHOOO UAEHUAEHEAUHEAAE

Jeffao Monteiro disse...

hauhuahuahuahua valeuuuuuuuu =*, tenho que ler o livro !!!!!!!!!!!!

Visitantes