Pesquise nesse blog:

Notre Dame de Paris - Musical

Vocês conhecem a hitória de um ser corcunda e com deformações que mora no alto da torre de uma igreja e se apaixona por uma bela e jovem cigana, certo?
Conhecido como O Corcunda de Notre Dame, a obra já passou por varias adaptações, como peça de teatro, filmes, desenhos e musical.
Na verdade o nome do livro publicado em 1831 é Notre Dame de Paris, em nenhum momento cita o personagem do corcunda que só ganhou notoriedade quando o livro foi traduzido para inglês.
Escrito por Victor Hugo, o livro se passa na Catedral de Notre Dame no ano de 1482. Um românce bem adulto que em nada tem haver com o filme da Disney.
Pois bem, no musical que estreiou em 1998 relata com mais originalidade o livro. Um sucesso de público e crítica.
A Catedral de Notre Dame sitiada na Île de la cité abrigava a alta sociedade, mas também dava refugio para os desamparados, como mendigos, ciganos, poetas e ladrôes, que viviam ao seu redor.
Na história, a catedral azilava crianças abandonadas e pessoas perseguidas pelas autoridades francesas. Em sua praça - Place de Grevé atualmente chamada de Place de l'Hôtel de Ville - foi quando pela primeira vez Quasimodo - o corcunda - apareceu para em público pela primeira vez, na Festa dos Tolos, - Fête des Fous - mas dado a sua aparencia assustadora, sua diversão logo chegou ao fim.
O responsável por cuidar de Quasimodo e da catedral era o arquidíacomo Claude Frollo, um padre rigoroso e impiedoso que nutriu uma paixão pela cigana Esmeralda desde a primeira vez que a viu se apresentando na praça.
Quasimodo tambem a amou, mas foi Phebus, comandante da guarda que ganhou o coração da cigana, embora ele já fosse comprometido com Flor de Lis.- Fleur de Lys.
Esmeralda frequentava o Pátio dos milagres - Court del Miracle - assim como Clopin - rei dos mafiosos - que a protegia, com um carinho paternal.
Phebus decide encontrar Esmeralda para ter com ela uma noite de prazer e luxuria, contudo quando está com ela recebe uma punhalada. Sem saber quem desferiu o golpe e tendo visto que os frequentadores do Pátio dos Milagres não eram bem visto pela sociedade. Esmeralda foi acusada pela morte do capitão.
A senteça foi enforcamento na Praça de Grevé. Frollo se sentia triste pela senteça da amada, contudo se sentia aliviado de se livrar do desejo carnal que o consumia.
Clopin e outros excluidos tentam salvar a bela cigana, que acaba morrendo no meio do tumulto da fuga.
Quasimodo, que de todos possuía o amor mais puro por Esmeralda, se desespera com a morte da amada e mais ainda quando descobre que tudo foi uma trama do arquidiácomo.

Interpretado por:
Hélène Ségara : Esmeralda
Garou : Quasimodo
Daniel Lavoie : Frollo
Bruno Pelletier : Gringoire
Patrick Fiori : Phoebus
Luck Mervil : Clopin
Julie Zenatti : Fleur-de-Lys
Musica : Riccardo Cocciante

Excepcional musical que tive o prazer de conhecer, embora esteja em francês recomendo que se tiverem uma oportunidade assistam.
Deixo alguns videozinhos para estimular o desejo de ver o espetáculo todo.



















Obs: Pra quem quiser ver um pouco da Catedra de Notre Dame por dentro deixo esse site, ele possibilita um tour pela catedra com fotos de 360º fantásticas.

Visitantes