Pesquise nesse blog:

Dica de colecionador

O jornal Folha de São Paulo On Line tem feito matérias e trazido muitas informações sobre a Rio Comicon. Uma dessas matérias lhes apresento aqui, porque me chamou muita atenção e além do mas, traz dicas de como conservar seus exemplares de HQ.
A Folha nos apresenta o maior colecionador de gibis antigos do Brasil. O Engenheiro elétrico aposentando, Kendi Sakamoto possui 80 mil exemplares de HQs em sua residencia. (Jeffe liga pra ele e pede pra te colocar no testamento também! Hahuahua)
É muita revista em quadrinhos! Segundo o colecionador hoje em dia os papéis nos quais os quadrinhos são impressos são bons, mas na década de 80 o papel era de baixa qualidade, por isso há todo um cuidado especial na hora de armazenar as revistas.

1º - Tire os grampos. Porque com o passar do tempo enferrujam e podem manchar as páginas das revistas.
2º - Não risque, não carimbe, não danifique de qualquer forma o exemplar. (Não precisa nem comentar né! Carinho gente, carinho!)
3º - Ao empilhar as revistas coloque no máximo 100 volumes, de forma que fique capa contra capa para não deformar as revistas.
4º - Guarde os gibis em sacos plásticos conténdo 20 exemplares em cada saco. Deixe os sacos plásticos abertos para evitar que o papel resseque ou amarele e cubra as partes que ficam expostas a luz com folhas de revistas - essa que suas esposas, mães e namoradas lêem - colocadas por dentro do saquinhos.
5º - Posicione os blocos na horizontal, longe de paredes ou janelas. Tambem não se deve armazenar em locais úmidos ou com exposição direta ao sol. Tire o pó ao menos 1 vez por semana. (Limpeza faz bem!)
6º - Para afastar os insetos coloque saquinhos com pimenta do reino debaixo das prateleiras e para a umidade - adivinha - use naftalina.

O Sr. Sakamoto também possui um blog onde ele scanneia algumas de suas revistas e nos dá a oportunidade de conhecer algumas capas do exemplares que ele possui.
Para maiores informações visite o site da Folha.com, que traz um flash com essas dicas e mais algumas informações sobre os gibis e o site do Sr. Sakamoto, o Gibi Raro.

Visitantes