Pesquise nesse blog:

Master Yoda

Yoda é um personagem fictício no universo de Star Wars (Guerra nas Estrelas). Ele aparece em todos os filmes, exceto em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Frank Oz, célebre criador dos Muppets, é o responsável pela sua voz. Possui apenas 66 centímetros, mas foi um sábio Mestre Jedi que liderou o Conselho Jedi por anos.Yoda foi um cenveriano e um dos mais célebres e mais poderoso dos Mestres Jedi de todos os tempos, conhecido pela sua enorme sabedoria, conhecedor profundo da Força e habilidades com o sabre de luz. Também foi um dos poucos Jedi da República Galáctica a sobreviver até a Guerra Civil Galáctica.
Para seus estudantes, o pequeno Yoda aparentava ser tanto como muito estrito ou como uma figura carinhosa, testando-os à extremos mentais e físicos em um momento e mostrando afeto no outro. Os estudantes também não gostavam dele no início, mas vinham a entender suas atitudes mais tarde.
Yoda era muito habilidoso com o sabre de luz.


Entre seus colegas do Conselho Jedi, ele era conhecido por fazer algumas travessuras e piadas. Para todos eles, ele era o humilde Yoda, que oferecia liderança instruída e sintetizava os ideais da Ordem Jedi; um mestre majestoso, ele era um sábio instrutor. Ele falava uma versão incomum do Básico, usualmente colacava os verbos (principalmente verbos auxiliares) após o objeto e do sujeito (um formato objeto-sujeito-verbo). Um exemplo de fala de Yoda: Quando novecentos anos você tem, boa aparência você não tem. Esse modo de falar também era mostrado por outros membros de sua espécie (ex: Yaddle), mas nem todos falavam dessa maneira (ex: Vandar Torake).
Quando velho, Yoda andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas era presente dos Wookiees. Sua rara bengala gimer continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastigasse. Ele também usava uma cadeira flutuante para se mover mais rapidamente pelo Templo Jedi.
Outro ítem único para Mestre Yoda foi um blissl, um instrumento similar a uma flauta de pan, que ele deixava em volta de seu pescoço enquanto estava em Dagobah. Durante as Guerras Clônicas, ele também fez uso de um Kybuck dado a ele de presente por uma princesa de Woolwarrica em Kashyyyk.
A habilidade de Yoda de aparecer como um espírito após se tornar um com a Força foi aprendida com Qui-Gon Jinn.
  • Yoda é dublado por Frank Oz. Na Trilogia Original, ele foi feito como um Muppet (controlado por Oz). A aparência de Yoda foi originalmente criada pelo artista de maquiagem Stuart Freeborn, que baseou o rosto de Yoda em parte em seu próprio rosto e em parte no de Albert Einstein. Criado por computação gráfica em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, Yoda aparece de maneiras que não eram possíveis anteriormente, como em eleboradas sequências de luta. Nas dramatizações de rádio de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, ele é dublado pelo ator de personagem veterano John Lithgow
  • Durante a filmagem de Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, o diretor George Lucas brincou com o ator Cristopher Lee quando botou dentes de vampiro em um boneco de Yoda durante a batalha de sabres de luz do final do filme. Isso foi uma referência à carreira de Lee como o famoso vampiro Drácula nos filmes Hammer Horror de 1960s-70s. O Yoda vampiro pode ser visto em uma cena nos documentários do DVD de Ataque dos Clones.
  • Existe uma certa incerteza quanto ao número preciso de dedos do pé de Yoda (pelo menos canonicamente), já que isso varia muito entre filmes, pois alguns o mostram com três, quatro, e até com cinco dedos nos pés.
  • A popularidade de Yoda é tanta que o músico comediante "Weird Al" Yankovic criou uma versão da música "Lola", de the Kinks, chamada "Yoda", que foi incluida no álbum Dare To Be Stupid (1985). Mais recentemente, the Great Luke Ski criou uma versão da música "YMCA", de Village People, chamada de "Y.O.D.A" incluida nos álbuns Fanboys'n Da Hood (1996) e Carpe Dementia (1999).
  • O produtor/diretor Mel Brooks retratou o personagem de Yoda em seu filme de 1987, Spaceballs. O personagem era um diminutivo ser chamado Yogurt que era especializado em manipular uma energia mágica chamada de Salsicha.
  • Yoda também tem uma pequena aparição no filme It's a Very Merry Muppet Christmas Movie, dublado por Eric Jacobson.
  • O nome Yoda é derivado de "Yodeah", o Sânscrito para a palavra "guerreiro". O nome também pode estar conectado com o Hebreu "Yodea", que significa "Ele sabe" ou "Aquele que sabe". Adicionalmente alguns acreditam que o nome pode ser uma referência as técnicas de Yoga, uma antiga atividade da mente, corpo, e espírito que influencia muitas artes marciais, como Tai Chi, e que certamente deve ter inspirado muitos conceitos e habilidades demonstrados por ambos os usuários do lado luminoso e do lado negro de Starwars                           
  • Yoda também aparece no vídeo musical Yoda hip hop, que pode ser acessado pelo DVD de A Vingança dos Sith quando você vai ao Menu de Opções, selecione o logo de THX, e aperte 11-espere a pausa e aperte 3-espere a pausa e finalmente    aperte8.                                                                                                                                                                           
  • Para trazer o time de animação devolta à forma por seu trabalho no Episódio III, Rob Coleman e seu time trocaram a marionete de Yoda do Episódio I pela versão digital do Episódio III como um teste para ver até onde eles poderiam ir nos termos de computação. Essa cena pode ser vista em DVD, quando você assiste o documentário "The Chosen One" do disco dois de A Vingança dos Sith. A cena ainda não foi lançada em uma versão em DVD de A Ameaça Fantasma.




                                 "Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é."
                                                                                              Mestre Yoda 
Fonte: http://pt.starwars.wikia.com/wiki/Yoda

 

Nenhum comentário:

Visitantes