Foi autor de muitas obras, que se transformaram em livros, séries de televisão etc.
Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia.
Recebeu diversos prêmios e homenagens de diversos centros de pesquisas e entidades ligadas à astronomia, inclusive o maior prêmio científico das Américas, o prêmio da Academia Nacional de Ciências (no caso, o Public Welfare Medal). Recebeu também 22 títulos honoris causa de universidades americanas, medalhas da NASA por Excepcionais Feitos Científicos, por Feitos no Programa Apollo e duas vezes a Distinção por Serviços Públicos. O Prêmio de Astronáutica Jonh F.Kennedy da Sociedade Astronáutica Norte-Americana. O Prêmio de Beneficência Pública por “distintas contribuições para o bem estar da humanidade”. Medalha Tsiolkovsky da Federação Cosmonáutica Soviética.
O Prêmio Masursky da Sociedade Astronômica Norte-Americana. O prêmio Pulitzerliteratura, em 1978, por seu livro Os Dragões do Éden e o prêmio Emmy, por sua série Cosmos.
O Prêmio Masursky da Sociedade Astronômica Norte-Americana. O prêmio Pulitzerliteratura, em 1978, por seu livro Os Dragões do Éden e o prêmio Emmy, por sua série Cosmos.
Em homenagem, o asteróide 2709 Sagan leva hoje seu nome.
Morreu aos 62 anos, de câncer, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).
Os Dragões do Eden
Como tem evoluído o cérebro humano? Como funciona? Existem alguns animais inteligentes? Qual é o destino do cérebro e do conhecimento humano?
São perguntas muito interessantes que sem dúvida são de suma importância para o entendimento, mas fazê-las nos custaria muito trabalho porque seria uma grande quantidade de dados e biografias em análise, mas graças a esta obra de Carl Sagan nos é possível obter estes dados de maneira clara e concisa, além de clara esta obra nos vai levando a compreender a evolução de nosso cérebro assim como as partes que o compõe. No início nos surpreende com o clássico calendário cósmico no qual, de maneira excelente, como seria toda a série de acontecimentos a partir do Big-Bang até nossos dias, tudo resumido em um ano.
De uma maneira clara e simples nos ensina como está composto o cérebro e quais são suas partes principais, assim como suas principais funções. São feitas especulações de como se deu o avanço através da história da humanidade recorrendo as diferentes espécies que nos precedeu e quais as diferenças morfológicas, assim como do comportamento com base em vestígios antropológicos arqueológicos que foram encontrados. também nos explica como, em uma série de experimentos, os primatas atuais são capazes de articular uma série de palavras com sentido, tendo assim cérebros avançados, porém morfologicamente não reservados para falar. Uma série de dados nos é presenteado para entendermos como os hemisférios de nosso cérebro trabalham para nos dar uma série de características basicamente humanas, como o saber da preocupação em relação ao futuro e todas estas implicações. Na parte final nos mostra que o conhecimento é o futuro evolutivo para o cérebro e qual é o conhecimento assim como o desenvolvimento de novas formas de pesquisa tanto dentro do planeta assim como nos confins do universo. Uma obra muito interessante e esclarecedora que envolve os mistérios e as relações internas do cérebro humano tanto morfológicas como evolutivas. Sem dúvida uma obra mestra da divulgação científica.
Boa leitura crianças ....
Download do livro : http://www.4shared.com/get/pxrcLiti/carl-sagan-os-dragoes-do-eden.html
Download do livro : http://www.4shared.com/get/pxrcLiti/carl-sagan-os-dragoes-do-eden.html
2 comentários:
Li esse livro há uns 2 anos. Lindo de viver! Como é de costume dos livros do Sagan, pra variar...
Com certeza meu caro amigo, Sagan sempre será ótima referência, este livro é sensacional mesmo...
Postar um comentário