Pesquise nesse blog:

Le pape de fous! - Dia da mentira

A postagem de ontem foi uma travessura.
Uma mentirinha pra comemorar o dia 1º de Abril, o Dia da Mentira, que ninguém sabe ao certo como começou, mas uma das explicações que mais combinam é que o dia da mentira ou o Dia dos Tolos teve sua origem na França antiga, quando o ano novo era comemorado no dia 25 de Março, dia em que se da início da primavera, e a festa demorava uma semana, se encerrando justamente no dia 1º de Abril.
Quando a França passou a usar como referencia o calendário gregoriano e o rei então decretou que o ano novo passaria a ser no dia 1º de Janeiro, muitos franceses discordaram da mudança e seguiram comemorando a virada do ano no dia 1 de Abril, entretanto alguns brincalhões, resolveram sacanear esses remanescentes do calendário antigo e passaram a fazer gozações no dia do ano novo antigo, enviando convites para festas inexistentes e mandando presentes estranhos.
A comemoração foi se expandindo até a criação da Festa dos tolos - La fête de fous -, onde as pessoas se fantasiavam e escolhiam a pessoa que fizesse a careta mais feia, o chamando de Pai dos tolos. - Le pape de fous -
Essa comemoração do dia da mentira já foi mostrado no filme O corcunda de Notre Dame.



Aqui no Brasil, a mentira de 1º de Abril começou a ser difundida em Minas Gerais, com um periódico de nome A mentira. - bem sugestivo, né? - O periódico começou em 1828, com o anúncio da morte de Dom Pedro, que foi desmentida só no dia seguinte e encerrou sua vida em 1849 convocando seus credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do próximo ano em um local não existente.
Na atualidade o dia da Mentira ainda é comemorado em vários países, sendo conhecido também como o dia dos tolos e dia do peixe de abril.
É verdade gente! To falando sério!

Nenhum comentário:

Visitantes