Começou a se interessar por música aos oito anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e já tocava profissionalmente.
Após participar de algumas bandas, Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red, e outro como músico da banda de Georgia White. Aos poucos Les Paul adquiria fama e surpreendia o mundo inteiro por seu talento fantástico com o instrumento e sua virtuosidade e velocidade anormal nos solos, que até os dias atuais surpreende a todos que o ouvem.
Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com logo da marca. Após alguns anos, a fabricante mudou de idéia.
O modelo Gibson Les Paul é um dos mais conhecidos designs de guitarra elétrica de corpo sólido. Foi desenvolvido no começo dos anos 50 e se tornou um dos mais duradouros e populares modelos de instrumentos no mundo. Seu design foi deixado praticamente intocado por quase 50 anos.
O modelo Les Paul representa uma parceria entre a empresa de guitarras Gibson, sob a presidência de Ted McCarty, e o astro pop, inventor de eletrônica e guitarrista de jazz Les Paul.
Les Paul apresentou um protótipo a diretoria da Gibson e, para sua decepção, a guitarra não agradou e foi deixada de lado pois o foco naquela época era para guitarras semi-acusticas da própria Gibson. Só que em 1950 a Fender lançou o modelo Telecaster (inicialmente se chamava Broadcaster) e como se tornou logo um sucesso de vendas, a Gibson então resolveu investir na Les Paul, que acabou se tornando um ícone.
Les Paul foi também o criador da gravação multicanal. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, portanto soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. A canção "Brazil", similarmente gravada, estava no lado B.
Esta foi a primeira vez que uma gravação multicanal foi realizada. Estas gravações não foram feitas com fita magnética, mas com discos de acetato. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multicanal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas como ele mesmo fez mais tarde. Até chegar em um resultado com o qual estava satisfeito, ele descartou aproximadamente 500 discos de acetato.
Em 12 de agosto de 2009, Paul morreu de complicações de pneumonia no White Plains Hospital, em White Plains, Nova Iorque. Sua família e seus amigos estavam ao seu lado, Paul deixou quatro filhos e sua esposa Arlene Palmer.
Ao saber da sua morte, muitos artistas e músicos homenagearam-no e expressaram publicamente sua tristeza. O ex Guns N 'Roses, o guitarrista Slash, o chamou de "vibrante e cheio de energia positiva". O guitarrista do U2, The Edge, disse: "Seu legado como músico e inventor vai viver e sua influência sobre o rock and roll nunca será esquecida".
Em 21 de agosto de 2009, ele foi enterrado em Waukesha no Cemitério Prairie Home indicando que seu túmulo seria uma área onde os visitantes pudessem facilmente visualizar. Tal como o seu funeral, em Nova Iorque, em 19 de agosto, o enterro foi privado, mas no início do dia uma exibição pública de memorial do caixão fechado foi realizada em Milwaukee no Discovery World, com 1.500 pessoas a quem foi oferecida a admissão livre a Les Paul House of Sound.
Alguns guitarristas que usufruem desta maravilha :
- James Hetfield (Metallica)
- Eddie Van Halen (Van Halen)
- Barry Gibb e Maurice Gibb (The Bee Gees)
- Slash (ex-Guns N' Roses, Velvet Revolver)
- George Harrison (Beatles)
- Brian Jones (Rolling Stones)
- Daniel Johns (Silverchair)
- Brian Baker (Bad Religion)
- Troy Thompson (Bride)
- Bob Marley (The Wailers)
- Jimmy Page (Led Zeppelin)
- Joe Perry (Aerosmith)
- Jimi Hendrix
- Les Paul
- Ace Frehley (Kiss)
- Alex Lifeson (Rush)
- Lúcio Maia (Nação Zumbi)
- Tommy Thayer (Kiss)
- Michael Weikath (Helloween)
- Thiago Castanho (Charlie Brown Jr.)
- Mark Knopfler (Dire Straits)
- Richie Sambora (Bon Jovi)
- Billie Joe Armstrong (Green Day)
- Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society e Pride & Glory)
- Justin Hawkins (The Darkness)
- Randy Rhoads (Ozzy Osbourne, Quiet Riot)
- Noel Gallagher (Oasis)
- Raul Seixas
- Eric Clapton
- Jason Truby (ex-P.O.D.)
- Robert Fripp (King Crimson)
- Buckethead (ex Guns N' Roses)
- The Edge (U2)
- Pete Townshend (The Who)
- Paul Banks (Interpol)
- Samuel Rosa (Skank)
- Roger Hodgson (ex-Supertramp)
- Tom Morello (Rage Against The Machine)
- Adrian Smith (Iron Maiden)
- Tom Delonge (Blink-182)
- Steve Howe (Asia)
- Rafael Bittencourt (Angra)
- Paul McCartney
- Santana
Listerine presents: The Les Paul & Mary Ford Show: World Is Waiting For The Sunrise. One of their many 5 minute episodes.
Les Paul-Chasing Sound! is a feature-length documentary on an American legend. For more info check out www.lespaulfilm.com.
Fontes : http://www.lespaulfilm.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Les_Paul
Nenhum comentário:
Postar um comentário