Pesquise nesse blog:

Livro do mês - Trilogia Jogos Vorazes

O livro do mês de Maio é na verdade mais de 1, são 3.

Eu passei os últimos meses lendo toda a trilogia e apesar de ter visto os 2 filmes primeiro, não me arrependo.
Primeiro gostaria de parabenizar, pela fidelidade que o filme traz do livro, hoje em dia isso é difícil até em virtude do tempo do filme.
Mas vamos falar dos livros, que são simplesmente fantásticos!
Em nenhum momento o livro é chato ou cansativo, a cada capitulo lido sempre se quer saber o que acontece no capitulo seguinte, é como se não fosse possível parar de ler.


Desde o 1º livro a autora conduz muito bem a história sempre instigando o leitor e trabalhando com sua emoções.
Apesar de ter visto primeiro o filme o livro continuou a me chamar a atenção devido a alguns detalhes particulares que - mais uma vez vale ressaltar a questão do tempo - o filme não traz. (E o filme foi feito pra quem leu o livro, se você quiser assistir antes de ler, como eu, OK, mas eu recomendo que faça os 2, veja o filme e leia o livro)
Toda a trilogia é narrada em primeira pessoa, então sempre teremos a visão da personagem principal Katniss Everden, que no 1º livro não me pareceu uma boa ideia, pois limitava a história ao que acontecia com apenas com 1 pessoa, mas que depois provou ser uma ótima coisa, dada a complexidade que a personagem toma ao longo dos livros. Cada livro representa 1 ano nas vidas dos personagens, começando com Katniss com 16 anos.
No livro 1 a autora mostra uma personagem ingênua e inconsequente, sem muitas aspirações ou projeções para um futuro.
No 2º livro a personagem já aparece mais madura e um pouco egocêntrica. Embora a história tende a se repetir, habilidosamente a autora trabalhou com um outro sentimento, dando uma visão diferente para o mesmo tema. A raiva da personagem transborda para o leitor a cada página, cada capítulo e no final o que vem é o desespero de saber como tudo acaba.
Então o 3º livro já começa intenso! Na aflição pelo final da história, é uma viciante angustia para saber o que vai acontecer a seguir com cada personagem e de forma maestral a autora vai fechando cada uma das histórias que surgiram ao longo da trama, mas sem perder o foco da principal.
O final não foi como eu esperava, mas não posso reclamar de decepção, devido a coerência que a autora demonstrou ao longo dos 3 livros.


Nenhum comentário:

Visitantes