Pesquise nesse blog:

Moby Dick - Herman Melville

Qual criança não se lembra do livro Moby Dick, um clássico da literatura universal e um dos meus favoritos com certeza.
Lembrei deste clássico pois hoje dia 1º de agosto é aniversário de Herman Melville o criador desta belíssima obra literária.
Herman Melville nasceu dia 1 de 1819 em Nova York e faleceu dia 28 de setembro de 1891, foi um escritor, poeta e ensaísta. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX.
O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título de A baleia e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.
A história narra sobre um cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, consegue destruir todos os que resolvem enfrentá-lo. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça, arpões, detalhes sobre as embarcações, armazenamento de produtos extraídos das baleias. Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.A obra foi inicialmente mal-recebida pelos críticos, assim como pelo público, mas com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas da literatura em língua inglesa, e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores estadunidenses.
O livro foi referência para filmes, desenhos animados e muito mais, uma história fantástica narrando sobre amizade e a eterna luta entre as forças da natureza e o homem.
Quem não leu, fica aí a dica, boa leitura crianças.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Moby_Dick

2 comentários:

Jiuliane Amador disse...

Muito bom o post.

Jeffpower de volta.

Faine Ormon disse...

A Juliane voltou!
Valeu Julianeeeee... Bem vinda!

Visitantes